Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de abril de 2012

DIA DO TRABALHO




Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR, NÃO HAVERÁ AULA NOS DIAS 30 DE ABRIL 
E 1º DE MAIO 2012 EM VIRTUDE DO FERIADO.

Bom feriado a todos!

terça-feira, 24 de abril de 2012

A POESIA SEMPRE NOS ENCANTA

Um grupo de alunas do sétimo ano da Escola encantou o público do turno da tarde com a declamação das poesias CONVITE e CANÇÃO DO EXÍLIO de José Paulo Paes.


O trabalho de poesia vem sendo desenvolvido com o objetivo de propiciar o desenvolvimento linguístico, a oralidade, a memorização, o enriquecimento vocabular e literário, a habilidade interpretativa e a integração no mundo mágico.
Professores e equipe pedagógica estão contribuindo como mediadores desse conhecimento, explorando esse momento único do aluno , o seu entendimento do texto e através desse gênero textual trabalhando toda a subjetividade, protagonizando como sujeito integrante nesse processo de ensino aprendizagem.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Escola em Movimento

Em 2012, a escola está com “tudo”. O pessoal do handebol se preparando para todas as competições importantes e os talentos se despontando gradativamente, escrevendo sobre seus sentimentos em relação a escola e desenhando com muita habilidade o local em que crescem em conhecimento e como cidadãos.
A releitura da obra Minhas Memórias de Lobato de Luciana Sandroni apresentada pelos alunos do 6º ano em forma de esquete teatral, no dia 18 de abril, dia instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil em homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882. Se o autor estivesse vivo, completaria 130 anos nesta data.
Certa vez, ele disse a seguinte frase: “Um país se faz com homens e com livros”. Ela demonstra a importância que o hábito de ler pode ter na vida das pessoas, e em consequência com o futuro das mesmas.
Todo trabalho ocorre pelo domínio da leitura. Ela que inspira a produzir, motiva a apresentação dos talentos. Permite viajar por muitos lugares, a assumir muitos papéis e podendo viver algo que jamais imaginou.
Segundo a supervisora, Aparecida Elciene, o teatro na escola tem uma importância fundamental na educação. É um dos projetos da Escola, no qual permite ao aluno evoluir vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, imaginação e vocabulário. Ajuda o professor a aperceber-se de traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo e do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do trabalho pedagógico.

A professora Joelma fala sobre Monteiro Lobato para alunos do Ensino Fundamental

Alunos do 6º ano apresentam releitura da obra de Lobato

Apresentação cativou a todos

Equipe nota 10!

E o talento transpôs os muros da escola.

Apresentação para os alunos da Colônia dos Smurfs. Nossos alunos fizeram sucesso.
 
Parabéns a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Reunião de Pais

O vice-diretor, Francisco dos Santos Ribeiro Netto, e a supervisora Elciene de Oliveira Costa, ambos do Ensino Fundamental, tem promovido reuniões de pais e responsáveis no mês de abril.
Durante os encontros, que acontecem a noite para possibilitar maior participação da comunidade,  são apresentadas as ações desenvolvidos pela escola, esclarecidas dúvidas com relação às metodologias adotadas e discutidas soluções para os diversos problemas. Os responsáveis são motivados a participarem mais da vida escolar dos filhos a fim de consolidade de maneira efetiva o processo ensino-aprendizagem.



Hoje, 16/04/2012, aconteceu a reunião para os pais da turma 801 (8º ano do Ensino Fundamental). Ficamos surpresos com o percentual significativo de responsáveis presentes no encontro. Também agradecemos a participação da professora Márcia de Oliveira Campos e do professor Vitor Fabiano Silva.
Amanhã, dia 17/04/2012, será a reunião com os responsáveis pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e no dia 23/04/2012 será a vez dos responsáveis do 6º ano. 
Após o primeiro conselho de classe do ano serão marcadas novas reuniões. Nessas os pais serão informados sobre o aproveitamento e frequência de seus filhos. Todo o trabalho desenvolvido almeja o gradativo envolvimento dos pais no cotidiano escolar de seus filhos.

Painel na Escola


O projeto “Mural na Escola” busca o envolvimento de toda a comunidade escolar e a valorização das produções de nossos alunos. Por iniciativa da professora Joelma Arantes Vaes e apoio a supervisora Elciene, os alunos já participaram de vários painéis temáticos: Dia Internacional da Mulher, Musas inspiradoras dos compositores brasileiros, Comemoração do Dia da Escola, entre outros.
Mesmo num mundo com tantas tecnologias de ensino e aprendizagem, a proposta  ambiciona a continuidade de um espaço de interação e conhecimento. Ao longo de todo o ano letivo, espera-se alcançar a participação de alunos e professeores na construção de paineis que despertem o interesse pela leitura e produção de textos e imagens. 
A seguir, fotos do trabalho desenvolvido: