Os últimos meses do ano de 2011 tiveram muitas experiências inesquecíveis para todos, e o Projeto “Corrente do Bem” encontrou seu espaço na escola transformando muitas realidades. Na verdade, o projeto tem como objetivo encontrar uma visão de mundo diferente, revendo conceitos e valores através da sensibilidade com auxílio das tecnologias disponíveis.
“Esse projeto fez com que muitas pessoas passassem a ver a vida por outro lado. Nossa convivência na sociedade com os amigos ficou muito melhor, ficamos mais unidos, mais amigos etc.” (Jales Spatini Dias – Turma 901)
O primeiro encontro foi de apresentação do projeto através do filme “A Corrente do Bem” do diretor Mimi Leder. Assim os alunos entenderam o jogo divulgado no filme chamado de "pay it forward" que significa passe à frente cada favor que você recebe, retribuindo as três outras pessoas.
Quem quiser entender a essência do projeto não deixe de assistir ao filme.
O segundo encontro foi realizado com o tema relacionamentos, partindo dos relacionamentos familiares até chegar aos relacionamentos na escola. De fato, esse projeto ultrapassa os muros da instituição: “a corrente do bem não só incentiva dentro da escola, mas também dentro de casa...” (Cássio Fernando Campos – turma 901).
Encerramos o ano com um encontro sobre resiliência, ou seja, superação de realidades. Através de pequenos vídeos, depoimentos de pessoas convidadas pela escola, dinâmicas, músicas e, principalmente, ouvindo as histórias dos nossos alunos em pequenos grupos e, depois, em um único grupo, todos tiveram (alunos e professores) a oportunidade de se conhecerem e se deixarem conhecer, sabendo ouvir e respeitar o próximo, criando um clima de partilha e ajuda mútua.
“A corrente do bem foi uma grande forma de os amigos conversarem, repensarem os fatos, pensando que tudo tem um jeito, que na vida temos altos e baixos, brigas discussões familiares, mas podemos ser felizes tentando mudar nosso comportamento dando valor aos nossos pais, tendo respeito às diferenças e sendo felizes.” (Gabriela M. – Turma 802)
Paralelamente ao encontro foi realizado um trabalho de pesquisa sobre personalidades importantes da humanidade culminando com um concurso de fotos de alunos caracterizados de Albert Einstein, Che Guevara, Gandhi e Nelson Mandela cuja premiação contará com o apoio da Pizzaria Big Pizza (Av. Presidente Costa e Silva).
Participe você também dessa corrente, pois, se não podemos mudar o mundo inteiro, pelo menos o nosso mundo temos obrigação de tentar!
“A corrente do bem me ensinou a me preocupar com meus sentimentos e não guarda-los, a dar valor às coisas que tenho, a ajudar as pessoas com meus conselhos, podendo expressar meus sentimentos (mesmo que eu tenha vergonha de chorar com alguém). Aprendi a perdoar que se preocupa comigo (ou até quem nos fala mal) e a amar que me ama—dar valor a quem me ama.
Mais o que valeu mesmo foi nunca desistir de meus sonhos, por que quem acredita sempre alcança!” (Vitória Luyza Werner Alves – Turma 802).