Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A nossa Escola deseja a você os melhores votos de paz, saúde e boas festas.
Queremos que você continue sempre com essa alegria, companheirismo, comprometimento, amizade, apoio, confiança e atenção, pois só assim, teremos motivos para buscar sempre o melhor.
Que nesse final de ano você possa somar todas as alegrias e dividir o entusiasmo de ser feliz.
Somos privilegiados porque trabalhamos valores, saberes e prática.
Aos professores, alunos, pais, funcionários e toda a comunidade elevamos o nosso carinho, nosso muito obrigado por tudo e tenham boas festas.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
A Direção

Handebol: retrospectiva 2011

“A maior vitória é conquistar-se a si mesmo (Platão)”!

                Alegrias, tristezas, decepções, superação, vitórias e derrotas fizeram parte do cotidiano de nossa escola durante todo esse ano de 2011. Tudo foi muito intenso... Um ano inesquecível! E com tantas batalhas conquistamos o mais importante: o autoconhecimento!
Equipe Campeã Intercolegial
                Logo no início de nosso trabalho fomos surpreendidos com o convite para o XX Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora, pois esperávamos que fosse ao fim do ano, e não estávamos nos sentindo preparados. Participar ou não: eis a questão! Sem a pretensão de vencer, os alunos resolveram participar: e vencemos! E mais, classificamos para jogar a fase estadual do JEMG, entre as 08 melhores escolas de Minas Gerais (Particulares e Públicas).
                Inesperadamente, começou uma fase de muitos convites e campeonatos! Conhecemos muitas pessoas e locais diferentes, ganhamos troféus e medalhas. Era importante aproveitar, mas de forma consciente, pois não seria sempre assim!
                Na fase estadual do JEMG, ocorrida em agosto de 2011, tivemos uma experiência diferente e aprendemos que algumas derrotas são vitórias, que o resultado final não é capaz de refletir a sensação e o aprendizado da equipe. Foi o que ocorreu no jogo E E Nyrce Villa Verde de Juiz de Fora X Colégio Biotécnico de Montes Claros (Campeão do JEMG 2011): após um primeiro quarto de jogo perdendo de 9X1, nos recuperamos, viramos o jogo e deixamos virar novamente no final, perdendo por 17 X 14. Incrivelmente, as duas equipes comemoraram, uma por ter se classificado e a outra por ter saído com dignidade.
                Em novembro, competimos a Copa Bahamas de Handebol em Juiz de Fora contra clubes e escolas de cidade e região. Enfim, traçamos um objetivo e conquistamos sem surpresa dois vice-campeonatos com muito brio e muita garra!
                Resultados do ano de 2011 das nossas equipes de handebol:
- Campeão Intercolegial – Infantil Feminino
-Campeão do Torneio Último de Mesquita – Infantil Feminino
- Campeão das Olimpíadas de Inverno (Santa Rita do Jacutinga) – Juvenil Feminino
- Vice-Campeão das Olimpíadas de Inverno (Santa Rita do Jacutinga) – Infantil Feminino
-Vice-Campeão da Copa Bahamas de Handebol – Juvenil Feminino
-Vice-Campeão da Copa Bahamas de Handebol – Infantil Feminino
-Atleta destaque dos Jogos Intecolegiais 2011: Taynara Quintiliano Borges (Infantil Feminino)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Corrente do Bem

             Os últimos meses do ano de 2011 tiveram muitas experiências inesquecíveis para todos, e o Projeto “Corrente do Bem” encontrou seu espaço na escola transformando muitas realidades. Na verdade, o projeto tem como objetivo encontrar uma visão de mundo diferente, revendo conceitos e valores através da sensibilidade com auxílio das tecnologias disponíveis.
            Esse projeto fez com que muitas pessoas passassem a ver a vida por outro lado. Nossa convivência na sociedade com os amigos ficou muito melhor, ficamos mais unidos, mais amigos etc.” (Jales Spatini Dias – Turma 901)
            O primeiro encontro foi de apresentação do projeto através do filme “A Corrente do Bem” do diretor Mimi Leder. Assim os alunos entenderam o jogo divulgado no filme chamado de "pay it forward" que significa passe à frente cada favor que você recebe, retribuindo as três outras pessoas.
            Quem quiser entender a essência do projeto não deixe de assistir ao filme.
            O segundo encontro foi realizado com o tema relacionamentos, partindo dos relacionamentos familiares até chegar aos relacionamentos na escola. De fato, esse projeto ultrapassa os muros da instituição: “a corrente do bem não só incentiva dentro da escola, mas também dentro de casa...” (Cássio Fernando Campos – turma 901).
            Encerramos o ano com um encontro sobre resiliência, ou seja, superação de realidades. Através de pequenos vídeos, depoimentos de pessoas convidadas pela escola, dinâmicas, músicas e, principalmente, ouvindo as histórias dos nossos alunos em pequenos grupos e, depois, em um único grupo, todos tiveram (alunos e professores) a oportunidade de se conhecerem e se deixarem conhecer, sabendo ouvir e respeitar o próximo, criando um clima de partilha e ajuda mútua.
            “A corrente do bem foi uma grande forma de os amigos conversarem, repensarem os fatos, pensando que tudo tem um jeito, que na vida temos altos e baixos, brigas discussões familiares, mas podemos ser felizes tentando mudar nosso comportamento dando valor aos nossos pais, tendo respeito às diferenças e sendo felizes.” (Gabriela M. – Turma 802)
            Paralelamente ao encontro foi realizado um trabalho de pesquisa sobre personalidades importantes da humanidade culminando com um concurso de fotos de alunos caracterizados de Albert Einstein, Che Guevara, Gandhi e Nelson Mandela cuja premiação contará com o apoio da Pizzaria Big Pizza (Av. Presidente Costa e Silva).
            Participe você também dessa corrente, pois, se não podemos mudar o mundo inteiro, pelo menos o nosso mundo temos obrigação de tentar!
            “A corrente do bem me ensinou a me preocupar com meus sentimentos e não guarda-los, a dar valor às coisas que tenho, a ajudar as pessoas com meus conselhos, podendo expressar meus sentimentos (mesmo que eu tenha vergonha de chorar com alguém). Aprendi a perdoar que se preocupa comigo (ou até quem nos fala mal) e a amar que me ama—dar valor a quem me ama.
            Mais o que valeu mesmo foi nunca desistir de meus sonhos, por que quem acredita sempre alcança!” (Vitória Luyza Werner Alves – Turma 802).

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SELEÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA

As ilustrações dos alunos abaixo relacionados farão parte do livro infanto-juvenil “Luzia Luz ou mãe, tá noite dentro de mim!” da autora Valéria Cristina Ribeiro Pereira.

Turma: 701
Arthur José Dias Priori Pereira
Bárbara Emanuele Pereira
Bernardo Soares de Freitas
Dhiego Esteves da Silva
Jéssica Aleixo Ubaldino
Larissa Fialho da Silva
Weyne Evelin dos Santos

Turma: 801

Andressa Barbosa Rodrigues
Christopher Marcelo Rosário
Mateus Luiz Macedo da Silva
Ramon Marcelino Bertanti

Turma: 802

Ana Caroline Henriques da Silveira
Gabriela Mara Braga de Almeida
Marcelo Henrique Silva de Paula

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

II Mostra Cultural

Abertura
Supervisora  Pedagógica Joselita Valentim
Um dia no alto do morro de um bairro promissor,  avistei uma área jogada ao léu,  onde nada se plantava e nada se colhia.
Então sonhei ... sonhei com uma plantação que pudesse dar frutos para toda eternidade, e lutei...lutei...até consegui, ali armar em concretos e tijolos um canteiro chamado “ESCOLA”. A escola dos meus sonhos.
As sementes são pequeninas e jovens que irão se aprimorar, estudar, crescer e vencer. Plantei sementes boas, escolhidas uma a uma, para que possam, no futuro do nosso país, darem árvores frondosas e de bons frutos.
Futuros homens e mulheres do nosso país.
 Alunos e alunas, obrigada por fazerem crescer a Escola Estadual “Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães”.




Tema: Esporte, Saúde e qualidade de vida

Subtemas:

·         Ensino Religioso: Superação, parceria e solidariedade.
·         Geografia: Sustentabilidade e Transgênicos.
·         História: Capitalismo e qualidade de vida, Política Social no Brasil, especificamente em Juiz de Fora.
·         Português: História do Esporte /Que viagem é essa? Turismo Pedagógico e qualidade de vida - Memória em resgate e construção de saberes(História,Artes e Ciências)/ Influência da Mídia nos padrões de beleza ao longo do tempo.
·         Inglês: Paraolimpíadas (JUMK, Healthy Food) / Comidas prejudiciais.
·         Artes: Padrões corporais, modelos de penteados e roupas de jogadores ao longo do tempo / representação dos atletas nas Artes Plásticas
·         Educação Física: Corpo no esporte, anorexia, bulimia, IMC, dietas, atividades físicas.
·        Física, Química e Biologia: abordagem da alimentação e da qualidade de vida / DOPPING/ Fisiologia do Movimento.










sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

"Poesia é uma janela aberta para o mundo"

A professora Danielle Bastos surpreendeu seus alunos  no último dia da semana de provas. Presenteou, a cada aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, com um livro que reuniu as poesias escritas pelos próprios alunos.

O trabalho foi desenvolvido ao longo do semestre e a temática abordava as expectativas dos alunos em relação ao seu futuro. O resultado foi encantador e, a partir de hoje,  os nossos seguidores poderão apreciar as poesias publicadas aqui no blog.

Rimas
                 
                         Quero ser advogada
                         Me formar em direito
                         Defender as pessoas
                         E tratá-las com respeito

                        Posso ser dançarina
                        Dançar até na China
                        Ficar famosa o tempo todo,
                        Mas ter cuidado com o clima
                
                        Posso ser cantora, ser famosa
                        Brilhar como uma estrela,
                        Ficar piscando no mundo inteiro

                        Posso ser professora
                        Ensinar português, matemática, história
                        Mas posso mudar de ideia e ser doutora.

Deysiane de Mello Ferreira - Turma 601



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Música do aluno Lucas da turma 103

Imaginei um dia em que minha vida
Não seria mais apenas imaginar
Ter um grande futuro, uma nova vida
sem nunca precisar parar de sonhar

Tentei imaginar um futuro
em que tudo que eu queria
minhas esperanças, meu medo de escuro
Todas as diferenças eu faria sumir

Voar bem alto, realizar meus sonhos
desde criança eu me coloquei a viver
para que um dia, em minha vida
eu pudesse dizer

Valeu a pena ah ah ah
Valeu a pena ah ah ah

COMPOSITOR: Lucas Esteves - 103
Integrantes da banda: Jéssica - 204, Viviane - 204 e Jéssica Delvino

domingo, 4 de dezembro de 2011

II MOSTRA CULTURAL

Parabéns a todos os alunos e professores que se empenharam na realização desse grande evento.
Foi um sucesso!!!